Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

a Terra segundo Bernard Shaw . O homem da Terra Oval .

Bernard Shaw comenta que nos dias de hoje somos mais crédulos e mais  superticiosos do que na Idade Média, e como exemplo da credulidade moderna ele cita a crença muito difundida de que a Terra é redonda. Bernard Shaw afim que,  o homem médio não consegue apresentar apenas uma razão para pensar que a Terra é redonda. Basta engolir esta teoria por haver nela aglo muito atraente para a mentalidade do século XX. Shaw, até exagerou, mas afirma que vale a pena explorar a questão devido a luz que lança sobre o conhecimento moderno. Mas enfim, por que acreditamos que a Terra é redonda ? Não estou falando dos poucos milhares de astronomos, geógrafos, e outros, que poderiam apresentar provas oculares, ou que tem um conhecimento ocular da prova, mas estou falando do cidadão comum que lê os jornais, como eu ou voce.
Então Bernard Sham disse : "
No que respeita à teoria da Terra Plana, penso que poderia refutá-la. Se ficarmos junto ao mar num dia com boa luz, consegue-se ver os mastros e chaminés de navios invisíveis que passam ao longo do horizonte. Este fenómeno só pode ser explicado supondo que a superfície da Terra é curva. Mas não se segue que a Terra é esférica. Imagine-se outra teoria, chamada teoria da Terra Oval, que afirma que a Terra tem a forma de um ovo. Que posso dizer contra ela?
Contra o homem da Terra Oval, a primeira carta que posso jogar é a analogia do Sol e da Lua. O homem da Terra Oval responde logo que não sei, pela minha própria observação, que esses corpos são esféricos. Só sei que são redondos, e podem perfeitamente ser discos planos. Não tenho resposta a isto. Além disso, continua ele, que razão tenho para pensar que a Terra tem de ter a mesma forma que o Sol e a Lua? A isto também não posso responder. "


A segunda carta dele é a sombra da Terra : quando incide sobre a Lua, durante os eclipses, aparece a sombra de um objeto redondo. Mas como ele sabe, que os eclipses da Lua são causaos pela sombra da Terra ? A resposta é que ele não sabe, tendo antes tomado às cegas este pedaço de informação de artigos de jornal e opúsculos de ciência.

" Derrotado nas trocas menores, jogo agora a minha rainha de trunfo: a opinião dos especialistas. O Astrónomo Real, que tem obrigação de saber, diz-me que a Terra é redonda. O homem da Terra Oval joga o seu rei em cima da minha rainha. Testei eu a afirmação do Astrónomo Real, e saberia sequer como o fazer? Aqui faço uso do meu ás. Sim, conheço um teste. Os astrónomos conseguem prognosticar eclipses, e isto sugere que as suas opiniões sobre o sistema solar são bastante sólidas. Tenho consequentemente justificação para aceitar o que dizem sobre a forma da Terra." diz Bernard Shaw.


Se o homem da Terra Oval responder — o que penso ser verdade — que os antigos egípcios, que pensavam que o Sol anda à volta da Terra, sabiam também prever eclipses, lá se vai o meu ás. Só me resta uma carta: a navegação. As pessoas velejam à volta do mundo, e chegam aonde querem, fazendo cálculos que presumem que a Terra é esférica. Penso que isto acaba com o homem da Terra Oval, apesar de mesmo assim ele poder talvez ter um qualquer tipo de contra-ataque.

http://bitaites.org/instantaneo/livros/como-sei-que-a-terra-e-redonda

Nenhum comentário:

Postar um comentário