Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Por que a Terra é redonda ?

O UNIVERSO SEGUNDO ARISTÓTELES 

Em cada fase da humanidade, a tentativa de explicar o surgimento do universo precisa tentar dar conta daquilo que se conhece sobre a estrutura do próprio universo. Quando se imaginava a Terra como sendo um disco achatado, coberto por uma cúpula hemisférica, era isso o que precisava ser explicado. Mas o conhecimento sobre o mundo foi mudando. Vamos voltar um pouco atrás no tempo, para poder compreender o surgimento do pensamento científico moderno, nos séculos XVI e XVII. 
Na antiga Grécia, na época de Platão, já se sabia que a Terra era redonda. No século IV antes da era cristã, o grande filósofo Aristóteles, de Estagira (384 a 322 antes de Cristo) apresenta argumentos muito claros para mostrar a forma da Terra. Ele indica que, quando um navio se afasta do porto, uma pessoa que fica em terra vê, inicialmente, o navio todo que parece cada vez menor; mas, depois de uma certa distância, a parte de baixo do navio começa a ficar oculta pelo mar, e por fim só se vê a parte mais alta dos mastros. Se o mar fosse plano, isso não poderia acontecer. Tal acontece exatamente porque o mar é curvo. Da mesma forma, para se ver ao longe, no mar, é preciso estar em um ponto elevado. Nos navios, o melhor ponto de observação é no alto de um mastro. Em terra, o melhor ponto de observação é o alto de uma colina ou de um prédio alto. Se o mar fosse plano, a altura do observador não faria diferença nenhuma. 
Outra indicação apresentada por Aristóteles é que, quando se viaja para o Sul, na África, começam a ser observadas estrelas que não são vistas na Grécia. Isso é correto. Sabemos que a constelação do Cruzeiro do Sul, por exemplo, não pode ser vista por quem esteja na Europa. Da mesma forma, nós, no Brasil, não podemos ver estrelas que estão próximas ao pólo Norte – como a constelação da Ursa. Isso também acontece por causa da curvatura da Terra: se ela fosse plana, seria possível ver exatamente as mesmas partes do céu de qualquer ponto em que estivéssemos.



http://calendario.incubadora.fapesp.br/portal/textos/aluno/atexto07

peguei desse site mas tem partes que eu peguei de um livro aqui em casa, Livro do Estudante vl. 02

3 comentários:

  1. Parabens Bia!!!
    Agora que o seu blog foi criado, inicie sua pesquisa para responder a sua pergunta! Registre todas as descobertas e curiosidades no blog, ok?
    Boa Sorte!!!
    Ei... vou precisar da sua ajuda para mexer nisso aqui viu??

    ResponderExcluir
  2. Ah brigada prô, pode deixar, te ajudo sim !

    ResponderExcluir
  3. Bia, voce diz que na epoca de Platao ja se sabia que a Terra era redonda, o que voce entendeu sobre isso? Como chegaram a essa conclusao?

    Até mais!

    ResponderExcluir